sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O meu diário, post nº 4

Querido Diário

Era assim que começavam os posts, que não se chamavam posts, aliás não sei como se chamavam. Como se de uma carta a um amigo imaginário se tratasse. Havia mesmo quem escrevesse 'Querida Kitty', talvez na secreta esperança de um dia aceder à fama por via daqueles registos inocentes. Outras, mais originais, baptizavam-no a gosto, sempre com uma graça feminina, que aos doze anos há coisas que não se dizem aos rapazes, mesmo que imaginários. Única excepção a esta regra de género: 'Querido Diário', uma espécie de amigo assexuado, o nosso melhor, único amigo, o único que nos compreendia, em quem confiávamos, leal e discreto, embora, convenhamos, nunca nos respondesse e fosse capaz de nos deixar anos a fio as falar sozinhas. Mas era ele o confidente secreto das nossas noites de insónia e das tardes em que permanecíamos em casa enquanto o resto da malta arrastava o cu pelas esquinas e nós chorávamos lágrimas de amargura por sermos tão injustiçadas pelos nossos pais...

Querido Diário, escrevíamos.

E desatávamos a contar o que tinha acontecido na escola, no jardim ou no café. E tudo era importante, porque tudo o que acontecia éramos nós. Porque éramos protagonistas da nossa história e tudo parecia possível, um dia. Escrevíamos os nossos sonhos e sabíamos interiormente que ao escrevê-los eles ganhavam forma e potencial para se concretizarem. Escrevíamos as nossas pequenas vitórias e elas davam-nos esperança e energia para continuar a sonhar. Escrevíamos os nossos desalentos e deixávamos que as lágrimas derramadas esborratassem a tristeza nas páginas viradas. Escrevíamos os nossos pensamentos e eles tornavam-se mais claros, mais consistentes embora nem desconfiássemos do quanto aquele diário era, de facto, nosso amigo, o grande amigo, um amigo silencioso e desinteressado que nos ajudava todos os dias a crescer e a saber quem éramos sem nunca pedir nada em troca.

Querido Diário.

Quando nele escrevíamos e pedíamos desculpa pelas prolongadas ausências sem as quais aliás nada teríamos para lhe e contar e lhe dizíamos que ele era tão nosso amigo e que só nele podíamos confiar não tínhamos a mais pequena noção do quanto aquilo era verdade. Limitávamo-nos a repetir um lugar comum e aquilo fazia-nos sentir bem porque no fundo éramos apenas umas meninas em busca de nós próprias e a precisar como de pão para a boca de apoio, carinho, compreensão. De ocupar o tempo, também, que na altura havia tanto! Tanto que nem sabíamos o que lhe fazer. Tanto, que queríamos, desejávamos que ele passasse. Depressa. E tanto quisémos, tanto desejámos, que passou.

Querido Diário. Quem me dera resgatar-te daquele contentor da Meia-Laranja...

4 comentários:

  1. Posso até não ser bem vinda a esta casa mas assim mesmo não vou deixar passar em branco a minha passagem... pela simples razão que neste seu Post disse o que muitas vezes pensei e senti mas que nunca me atrevi a escrever! Como se fazê-lo fosse confrontar-me com o enorme vazio deixado por algo que com o Tempo e no Tempo se perdeu! E só por isso valeu a pena passar... voltarei se isso não incomodar.

    ResponderEliminar
  2. estou chocada... pensava que era só eu que pedia desculpa pelas ausências ao meu diário. Agora percebo que sofro de um grave problema de falta de originalidade. Sinto-me um pouco deprimida.

    ResponderEliminar
  3. don't! (ouvir, por favor, o Homer Simpson)

    ResponderEliminar